Thursday, December 14, 2006

A Mentira. A chuva de Sapos.

Os olhos cruzaram-se uma, duas, três, incontáveis vezes. Tatearam-se no espaço.
Nada muito profundo, superficialidade é a palavra. Os gestos, os cumprimentos, os toques, os medos. Uma sutileza fria, cercada de cinísmo.
Caminhou em minha direção, vestida com um véu que me impossibilitava enxergá-la na totalidade. Dizia: bem vindo ao baile de máscaras, eu serei a sua mestre de cerimônia.
E eu fingindo durante todo este tempo aceitar. Peguei uma coca-cola, dei uma longa golada e esperei pela chuva de sapos. Em vão! O máximo que recebi foi uma tentativa de ser agrádavel.
Era o último dia, talvez eu quisesse lá no fundo, acreditar que seria o dia D. Talvez eu tivesse criado uma atmosféra individual na qual eu dançava sozinho, mas insistentemente esperava por alguém. A chuva de sapos lembra?
A monotônia me consome, a rotina me consome, todos os dias tenho que escolher entre o morrer de tédio e o morrer de fome, como disse Raoul Vaneigem.
Seduzindo tudo e todos, gesticulando, sorrindo, bebendo. E eu lá, esperando o que vem depois, como um bom espectador. A passividade, o perder as rédias da própria vida, a tragédia das escolhas. Não faz sentido!
Eu observava todos os tipos ao redor, pseudo-intelectuais remanescentes de uma época da qual não vivenciaram, com aquele ar de pedantismo característico deles. Enquanto alguém soltava uma baforada de fumaça de cigarro e comentava sobre um filme iraniano qualquer, os outros discutiam se Miles Davis foi melhor na fase Bebop ou na fase Fusion, outros apenas bebiam em silêncio, e eu esperava por um sinal. A noite inteira esperando um sinal.
Eis que ela se virá pra mim e faz uma pergunta, que na verdade não signicava nada e ela já sabia a resposta. Gentilmente e sarcásticamente eu respondo. Ela faz uma piada. E assim ficamos, durante muito tempo...
Um beijo, tome cuidado, nos vemos por aí. Mentira. E nada de chuva de sapos!!!

4 comments:

Anonymous said...

Fala Rapaz! Faz tempo que não nos falamos... Então Bixo, o Marcelo deve ter falado alguma coisa com vc, de grudarmos uns lambe-lambes por aí com umas palavras mal escritas e uns desenhos mal feitos....quero saber se vc tá afim de participar da brincadeira para ag gente começar uma espécie de Zine. meu email é thiagozati@yahoo.com.br, me manda algo... ainda não temos nada, só umas idéias. De uma olhada em meu Blog, o cara que quer desenhar é o cara que fez aquele desenho. Bom, me responde, vamos ver de nos encontrar-mos. Até.

T.

Tiago Frúgoli said...

Opa, esse blog vai pros links agora.
Gostei.

E o Miles foi melhor na época do jazz modal. Do Kind Of Blue em 58, e entrando nos anos 60, quando tocava com os 'moleques': Mr. Hancock, Wayne Shorter, Tony Williams e Ron Carter.

Na paz!

Tiago Frúgoli said...

conheço o Bitches Brew. esse era o caminho natural do Miles: mais domínio, menos regras.
dá uma lida:
http://rumptiago.blogspot.com/2006/07/um-em-cada-muitos.html

Acho legal que ele tenha feito tudo que fez, mas só consegui ouvir o Bitches Brew uma vez, muita coisa pra processar ao mesmo tempo. Procura o 'Miles Smiles'.
Coltrane é foda tb. Eu piro muito nas paradas do Monk e do Herbie hancock, talvez por eu estudar piano.

paz!

Caio said...

Foi um prazer conhecer vocês todos. Acho que juntamos um bom grupo ali, não é?
Nem importa o tempo que demorar para sair a revista, tenho certeza que vai ser boa, muito boa!!!

até daqui duas semanas...


abraço